terça-feira, 22 de março de 2011

Qualquer dia a escola serve para aprender, não?


Hoje, eu e o meu grupinho, decidimos estudar em grupo para o teste de geometria que temos quinta-feira. Como eramos um grupo ainda grandito, precisavamos de um local sossegado, com espaço e em que não precisássemos de gastar dinheiro. Como habitualmente fazemos, escolhemos a biblioteca da escola.
Qual foi o nosso espanto, quando estavamos concentrados a estudar e uma alminha, que me era completamente desconhecida entra em diálogo, discussão vá, connosco:

Alminha: O que é que vocês estão a fazer? Esse tipo de trabalhinhos não são para se fazer aqui!
Nós: Desculpe?



Bem, eu pensei que a senhora pensava que estavamos a fazer um trabalho de grupo e que aquilo não se poderia fazer alí, ou mesmo, que ela se referisse ao sítio que nos encontravamos, pois normalmente vejo turmas acompanhados de um professor naquela zona. Já uma amiga minha pensava que a senhora estava a brincar...

P.: Oh dona... - ela ia dizer, oh dona não brinque comigo, mas a senhora não a deixou acabar.
Alminha: Olha não me chamas de Dona ouviste? Eu já disse isto mais que uma vez.
Alminha: Aqui não é local para esse tipo de trabalhos, aqui o único material que se pode usar é o da biblioteca.
Nós: Mas nós estamos a estudar geometria, vamos ter teste, isto não é um trabalho de grupo.
Alminha: A biblioteca não é um local de estudo.
Nós: :O
Alminha: Para isso existem os silings (não sei se é assim que se escreve, nunca tinha ouvido falar em tal coisa, e desculpem-me a ignorância), e existem 3 cá na escola, com mesas redondas para esse tipo de trabalhos, aqui o único material que se pode usar, para estudo, é o disponibilizado pela biblioteca, estas coisinhas - pegou num compasso - não são para se utilizar aqui. Vocês agora estão aqui acabem, mas isto aqui não é um local para esse tipo de estudo.

É desta forma que um grupo de jovens ficam feitos parvos a olhar uns para os outros, em quanto ainda processam aquilo que acabaram de ouvir e tentam acreditar naquilo que acabou de acontecer.
A conclusão que eu chego é que ou a senhora se referia que ali só se pode estudar com uma caneta, um livro e um caderno, ou que só se podia utilizar a biblioteca caso fosse necessário o computador, ou um livro, ou a visualização de um filme para estudar ou para a realização de um trabalho. Mesmo assim não foi isso que aprendi na escola, mas afinal qualquer dia a escola serve para aprender não?

Beijinhos! :D
MafaldaGouveia

4 comentários:

  1. Escreve uma carta de reclamação para o director. Foi isso que fiz no meu 11º ano, mas por motivos diferentes. Na minha escola, a biblioteca era impossível estudar porque estava lá pessoal sempre à conversa, a ver filmes num volume absurdo, ou grupinhos nos computador aos gritos. Foi remédio santo e a paz e o sossego voltou à biblioteca. É tudo uma questão de expores o problema de forma educada mas firme nas tuas opiniões e consciente dos teus direitos. E tens TODO o direito a estudar na biblioteca da escola e a exigir que esse teu direito seja respeitado.

    ResponderEliminar
  2. Por carta é melhor, porque vocês vão ter que a entregar na secretaria, que terá que vos dar um comprovativo em como entregaram. E o director tem que responder num determinado prazo (já não me recordo qual...). Além disso, se forem lá pessoalmente, ele, se for parvo, pode dar-vos uma resposta qualquer sem cabimento nenhum, só mesmo para vos calar. Por escrito, ainda que o faça, vocês têm como provar.

    boa sorte :)

    ResponderEliminar
  3. Bem fiquei parva com o que disseste :s de onde é que essa alminha tirou essa ideia?!
    Toda a minha vida a biblioteca serviu para estudar...quantas vezes já fui para a biblioteca da escola (desde o ciclo até ao secundário), da faculdade e a municipal e nunca ouvi tal coisa! Acho muito bem que façam a reclamação...
    (também não faço ideia do que é um siling :p)

    ResponderEliminar
  4. ahahahah, parti-me toda. nos meus poucos anos de aulas, menos do que os teus pelo que vejo, sempre soube que a biblioteca fosse para estudar, mesmo que a minha excelente turma va para la relaxar nos sofas e ler revista e sentarmos no chao. noutro dia estamos a conversa sobre um assunto na biblioteca e de repente vem uma musica, e nos ficamos :O. passado segundos, vira-se a mulherzinha da nossa biblioteca a dizer que tambem sabe fazer barulho. olha foi de rir. mas tambem nao se compara a minha idade à tua. mas sinceramente la na minha escolhinha os do secundario nao utlizam a biblioteca, se nao fosse os mais novos, aquela biblioteca nem precisava de estar aberta. enfim....
    eu se fosse a voces fazia uma reclamaçao, que a alminha ia ver para que serve a biblioteca. XD

    beijinhoo

    ResponderEliminar